ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Antropologia

Planeta dos macacos (EUA, 2001) diretor: Tim Burton

Em 2029, Leo Davidson chega em um planeta habitado por macacos, onde os humanos são os "animais" e lutam pela sobrevivência. Mas Leo também é feito escravo e tenta formar um grupo para iniciar uma revolução que ameaçará o poder dos macacos. Refilmagem da obra original de 1968.

Arqueologia

Indiana Jones e os caçadores da arca perdida (EUA, 1981) diretor: Steven Spielberg

O arqueólogo aventureiro Indiana Jones é contratado para encontrar uma arca sagrada. A lenda diz que o portador se tornará imbatível, o que atrai a atenção de um inimigo poderoso: o nazismo.

Pedagogia

A onda (Alemanha 2008) diretor: Dennis Gansel

Rainer Wegner, professor de ensino médio, propõe um jogo para incentivar os alunos a estudar a autocracia. Wegner simula um grupo fascista, se denomina o líder, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de "A onda". Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e a ameaçar os outros. Quando Wegner decide interrompê-lo, já é tarde demais, "A onda" saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

Conrack (EUA, 1974) diretor: Martin Ritt

Jovem professor branco é destacado para lecionar numa isolada ilha na costa da Carolina do Sul, onde a maioria das famílias é negra. Ele logo percebe que as crianças do local, quase analfabetas e negligenciadas, sabem muito pouco do mundo fora daquela ilha. Na medida em que procura ensinar às crianças, deve lidar com o preconceito que sofre.

Entre os muros da escola (França, 2007) diretor: Laurent Cantet

François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Nenhum a menos (China, 1999) diretor: Zhang Yimou

Professor tira licença para cuidar da mãe doente e a única pessoa que aceita substitui-lo é uma garota de 13 anos. Como a evasão escolar na região é muito grande, ele oferece um adicional no salário caso ela consiga evitar que mais alunos deixem de estudar.

Links relacionados: http://www.asia.cinedie.com/not_one_less.htm
http://www.imdb.com/title/tt0209189/

O cérebro curioso no museu (Inglaterra, 2011) diretor: Carey Born

Do ponto de vista de uma criança, Uta Frith explora a forma como o cérebro dá sentido à arte e discute a psicologia de como os museus apoiam a aprendizagem e estimulam a criatividade. Filmado no Museu Victoria and Albert e encomendado pela Royal Society, em conexão com a palestra Henry Cole de 2010.