ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Coleção Caros Amigos - Grandes Cientistas Brasileiros (2010)
A coleção busca trazer para o grande público biografias e realizações dos cientistas mais eminentes da história brasileira. De José Bonifácio a César Lattes, passando por Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Celso Furtado, Milton Santos e muitos outros, os 12 fascículos da coleção conciliam conteúdo e síntese na abordagem da história da ciência no país.

A longa marcha dos grilos canibais (2010)
Fernando Reinach
O livro é uma seleção de 118 crônicas publicadas no jornal "O Estado de São Paulo", dispostas em 11 áreas temáticas. "Mente", "sexo", "comportamento", "tecnologia" e "política" são algumas delas e revelam a amplitude da abordagem. As crônicas descrevem experimentos de uma forma simples, priorizando o conteúdo científico.

Algumas Razões para Ser um Cientista (2007)
O livro é uma coletânea de textos de cientistas do mundo inteiro que procuram explicar o porquê de terem se tornado o que são. A organização coube ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O livro é distribuido gratuitamente e pode ser baixado aqui.

O Método Científico - como o saber mudou a vida do homem (2005)
Leopoldo de Meis
O livro é uma peça em 1 ato e 20 cenas que nos conta de que modo surgiu a ciência, esta forma de conhecer a realidade ancorada em um poderoso método de pensamento, capaz de revelar os mais escondidos segredos da natureza, do homem e da sociedade. O método científico motiva pela dramatização e educa pela diversão.

O Pequeno Cientista Amador - a divulgação científica e o público infantil (2005)
Luisa Massarani
Este livro dá um passo à frente em busca de explorar o mundo imaginário e científico infantil. Ele surgiu de uma pergunta: devemos explorar o mundo imaginário da criança para chegar à ciência ou, ao contrário, explorar os fatos concretos da ciência para chegar ao imaginário? A resposta, por vezes, teima em escapar às palavras para se encontrar nas imagens.