ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Física do Futebol (2012)
Emico Okuno e Marcos Duarte
O livro parte do princípio de que física e futebol são inseparáveis, uma vez que o esporte lida com movimentos ordenados. Cada ação do jogador tem sua intenção, que é, em parte, moldada pelas leis (regras) do futebol e pelas leis da natureza. Assim, ele explica os conceitos da Física a partir das regras do futebol, de uma maneira atraente para estudantes do ensino médio. 

Viagem no Tempo no Universo de Einstein (2007)
J. Richard Gott
Quem não gostaria de voltar ao passado? Ou, quem sabe, conhecer o que nos reserva o futuro? Este livro discute a possibilidade científica de viajar no tempo, seja para o passado ou futuro. Iniciando-se com uma descrição da ideia de viagem no tempo nos filmes e na literatura de ficção científica, bem como as questões físicas subjacentes, o livro apresenta várias possibilidades de viagem no tempo, a partir das leis físicas conhecidas atualmente.

Ciências Físicas no Brasil (2005)
Ernst W. Hamburger
Traz um apanhado da pesquisa em física no país, assim como seu desenvolvimento histórico. Procura abranger todo o âmbito da física brasileira nos mais diversos assuntos, desde seus pioneiros até a física do futebol, passando por noções como nanotecnologia, partículas elementares e magnetoresistência gigante.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (2004)
Douglas Adams
Conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona na nave alienígena de Prefect, um E.T. que trabalha na edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

As Aventuras Científicas de Sherlock Holmes (2002)
Colin Bruce
Esta é a história dos grandes avanços da ciência, contada como nunca antes: na forma de aventuras de Sherlock Holmes ambientadas no clássico cenário da Londres vitoriana. O espertíssimo detetive de Baker Street decifra complexas questões da Física, sem esquecer da advertência de Watson: "nada de matemática, Holmes. Tenho horror à álgebra".

Ponto de Mutação (1982)
Fritjof Kapra
Compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico, vê o todo como indissociável. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental, como a medicina, a psicologia e a economia.

Ficção

Encontro com Rama (1972)
Arthur C. Clarke
Conta a história de uma enorme nave alienígena em forma de cilindro que aparece no Sistema Solar, cuja origem é desconhecida. Com um misto de medo e curiosidade, um grupo formado por militares e cientistas é enviado para explorar o enorme artefato.

À Volta da Lua (1869)
Jules Verne
01/12/1860: três corajosos homens embarcam em um projétil em direção à lua. Após o choque da partida, começam enfim sua viagem. Que descoberta farão? Que aventuras viverão? Eles conseguirão voltar à Terra?

A Máquina do Tempo (1895)
H. G. Wells
No final do século XIX, um cientista inventa a Máquina do Tempo e viaja até o ano 802.700, quando encontra uma sociedade muito mais utópica cujas criaturas parecem viver em perfeita harmonia. Ansioso por aplicar os segredos dessa sociedade ao seu tempo, o cientista descobre que sua máquina foi roubada...