ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Série Inventando o Futuro
Editora: Oficina de Textos

Ciência e tecnologia fazem, cada vez mais, parte do cotidiano de nossa sociedade de consumo. Olhe à sua volta e você verá alguém usando um telefone celular ou caminhando com um par de fones ouvindo uma música. A Série Inventando o Futuro tenta dar conta dessa realidade. Abaixo estão os três livros lançados até agora pela série. Mas outros estão por vir!

  1. DNA: e eu com isso? (2005)
    Francisco M. Salzano
    Descubra todo o potencial que o DNA carrega. E não é só em termos de herança genética! Por meio de técnicas cada vez mais sofisticadas, como a clonagem e a transgenia, já se sabe que a correta manipulação do DNA traz incontáveis melhorias ao nosso cotidiano, muitas das quais já desfrutamos.

  2. Radicais livres: bons, maus e naturais (2006)
    Ohara Augusto  
    A mídia explora muito o lado vilão dos radicais livres, principalmente seu envolvimento com doenças e envelhecimento. Mas, antes de tudo, os radicais livres são naturais, podem ser bons e até mesmo essenciais ao nosso organismo.

  3. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século (2004)
    Henrique E. Toma
    Nanopartículas tornarão os plásticos e vidros mais resistentes e funcionais. Diagnósticos clínicos poderão ser feitos com um pequeno cartão. Os medicamentos serão programados para atingirem apenas os seus alvos. Isso não é um sonho! É a revolução que começa agora com a era da nanotecnologia.

Cada Caso, Um Caso... Puro Acaso (2009)
Fábio de Melo Sene
O autor se propõe a pensar e repensar, de forma acessível, os processos envolvidos na existência e evolução da vida no planeta. A posição do homem nesse contexto se destaca. Diante de fatos e fabulações, como refinar nossa sensibilidade e interagir com o conhecimento?

A Viagem de Tamar
Ângelo Machado
A tartaruga-verde do mar, personagem principal, tem em seu nome uma homenagem ao Projeto Tamar, que vem preservando as tartarugas-marinhas em território brasileiro. Com um toque de fantasia e outro de poesia, o autor mostra a história real dessa espécie através de uma movimentada aventura. Ângelo Machado publicou diversos outros livros infantis com temática científica. Clique aqui para conhecê-los!

O neurônio Apaixonado (2004)
Roberto Lent
Relata as reações de paixão de Acumbente dos Prazeres, um simpático neurônio que mora no cérebro de um menino apaixonado, chamado Ptix. O livro ensina Neurociências em linguagem acessível e divertida, estimulando a curiosidade pelo funcionamento do cérebro. Confira aqui os demais livros publicados pelo autor sobre o tema.

Evolução ao nível de espécie: Répteis da América do Sul (2010)
Paulo Vanzolini
Reunião de toda a obra acadêmica de Paulo Emílio Vanzolini, importante zoólogo brasileiro que durante mais de seis décadas se dedicou à busca de uma explicação de como teria surgido a grande diversidade da fauna sul-americana. Além do livro com 47 artigos selecionados pelo autor, a publicação inclui um CD-Rom com todos os 153 artigos em pdf, com possibilidade de busca simultânea, e o documentário "Calangos do Boiaçu", de Ricardo Dias.

O Futuro Que Queremos Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza (2011)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Para conhecer melhor as preocupações com o meio ambiente nos últimos anos, entender os impactos que os homem tem causado à natureza e como conviver em harmonia com ela, leia a cartilha O Futuro Que Queremos Economia Verde, Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza.