ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

 

A escolha da profissão é um momento difícil na vida de qualquer jovem, mas no Brasil essa dificuldade é acentuada pela falta de orientação e informação profissional nas escolas. O resultado disso é uma evasão de 49% nas universidades, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) de 2014, o mais recente. Por isso, recomenda-se que o jovem se preocupe em fazer exatamente aquilo que gosta.

Com o crescimento que vem ocorrendo no Brasil, há previsão de uma demanda forte por cientistas, técnicos e engenheiros a que o país no momento não tem como corresponder. Por outro lado, vemos muitos jovens desinformados sobre as carreiras que podem seguir de modo geral. No que diz respeito à área científica, então, a desinformação é maior ainda.

Qual a importância da produção de ciência, tecnologia e inovação para um país?

Vivemos em uma sociedade que nas ultimas décadas evoluiu muito. A expectativa de vida de um homem há 20 anos era de 60 anos e para mulher um pouco mais. Agora estamos com uma expectativa de vida, segundo dados de 2015 do IBGE, de 79,1 anos para as mulheres e de 71,9 para os homens. Com o envelhecimento, o cidadão precisa de mais cuidados e a sociedade precisa estar preparada. E quem pode fornecer as condições para que todos esses cidadãos estejam vivendo adequadamente? É a ciência.

Hoje existe uma consciência de que os países ricos são ricos porque investiram em ciência e tecnologia, e não o contrário. O Brasil vai indo pelo caminho certo, pois está investindo cada vez mais em ciência, tecnologia e inovação. Parece que agora entendemos que esse é o caminho para o crescimento.

Procura-se cientistas

Mas esse crescimento demanda pesquisa. E pesquisa demanda pesquisadores... Com apenas 1% dos vestibulandos escolhendo carreiras científicas, o Brasil corre o sério risco de não encontrar entre sua gente profissionais preparados para promover e gerenciar esse crescimento. 

São muitos os desafios - com relação às mudanças climáticas, ao conhecimento e uso sustentável da Amazônia e dos outros biomas brasileiros, à educação básica, ao pré-sal, ao desenvolvimento de novos fármacos e de novos métodos terapêuticos com células-tronco, ao aumento da produção agrícola em função das demandas alimentares mundiais, à busca por combustíveis renováveis... Enfim, o país tem muito a fazer e precisa de pessoas qualificadas, de capital humano capacitado. 

Como ajudar nisso?

É nesse sentido que lançamos esses site: para mostrar aos jovens brasileiros as possibilidades de carreira existentes nas diversas áreas da ciência, procurando informar e estimular aqueles que ainda não sabem no que querem trabalhar, aos que já têm alguma ideia mas não conhecem bem as opções, aos que já estão na faculdade mas ainda não conhecem os possíveis percursos profissionais, aos pais e professores interessados em ajudar os jovens que os cercam nos momentos de escolhas significativas.

Façam bom proveito e, se tiverem críticas ou sugestões, nos ajudem, façam contato conosco!