ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Está aberta a inscrição para a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). A Olimpíada tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dentro do programa Olimpíadas Científicas.

Em 2010 cerca de 700 mil estudantes participaram da OBF em todo o território nacional. Por meio da Olimpíada, os organizadores pretendem despertar e estimular o interesse pela Física, assim como melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Os alunos também são preparados para participar das Olimpíadas Internacionais de Física (OIF), competição que já está na sua 42ª edição e envolve estudantes de mais de oitenta países.

A competição é dividida em três fases, com provas teóricas, objetivas e discursivas, e também provas práticas. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF. As escolas interessadas podem se inscrever até 12 de maio, pelo site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2011/Noticias.shtm.