ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Você pode não perceber, mas a Química está presente em todos os aspectos da sua vida: desde o funcionamento interno do seu corpo até o tênis que você usa. Grandes avanços nos meios de transporte, nas comunicações, nas indústrias e em muitas outras áreas não teriam acontecido se não fosse pelas importantes pesquisas químicas e amplos estudos desenvolvidos. Por isso, nada mais adequado do que oferecer uma homenagem especial a esta Ciência tão importante para a sociedade!

Por causa disso, foi aprovado e proclamado para 2011, na 63ª sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional da Química (AIQ). Várias atividades, sob a coordenação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), já estão acontecendo pelo mundo.

A escolha de 2011 para realizar este evento não foi à toa: neste ano, é comemorado o centenário do Prêmio Nobel concedido à cientista polonesa Marie Sklodowska Curie, responsável pela descoberta dos elementos rádio e polônio. Por isso, o AIQ também celebra a importância da contribuição das mulheres para o avanço da Ciência. Além disso, em 2011, a fundação da IUPAC completa 100 anos.

Um dos principais objetivos do Ano Internacional da Química é despertar o interesse dos jovens por essa Ciência, pois é uma área que está precisando de mais profissionais qualificados. "Celebrar a Química é mostrar às crianças e aos jovens a importância dessa Ciência no dia a dia", afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) César Zucco. Ele foi um dos palestrantes da abertura do AIQ, que aconteceu no dia 23 de março, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.

Zucco falou sobre como esse campo de estudos é essencial para o nosso cotidiano: "um mundo sem Química é um mundo sem telefone, jornal, pílula anticoncepcional, aspirina, materiais sintéticos. Estaríamos na Idade Média e a vida seria chata, curta e dolorida". Já o coordenador do comitê gestor do AIQ na Associação Brasileira de Indústria Química (Abiquim) Fernando Figueiredo, que também foi palestrante, falou que aprendeu a reconhecer e admirar essa Ciência como transformadora. "A Química transforma sonhos em realidade", declarou para a platéia.

O slogan escolhido para celebrar o AIQ no Brasil foi "Química para um Mundo Melhor". A  versão nacional do evento é  coordenada pela Sociedade Brasileira de Química, e várias atrações já vêm sendo realizadas. Uma delas é a exposição A Química no Cotidiano, que acontece no Museu da Vida, no Rio de Janeiro.


Atividades paralelas

Na mesma cidade, será realizado o 1o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear na América Latina, o Urânio em Movimento, de 21 a 28 de maio. Além disso, também está sendo promovido o concurso de fotos e vídeos caseiros A Química Através da Câmera, para jovens de 14 e 25 anos. As inscrições vão até o dia 1 de agosto. Para saber mais, clique aqui.

O site oficial do AIQ no Brasil traz diversos eventos e projetos realizados ao longo do ano. Um deles é o 365 Dias de Química, que traz, a cada dia, uma entrevista e a apresentação de uma molécula no portal.

Química para todos

O AIQ quer mostrar para o mundo que a Química não é um "bicho de sete cabeças", buscando acabar com a imagem de que essa Ciência é inacessível e atraindo até os que se sentem mais intimidados. Com tantas implicações nas nossas vidas, ela tem tudo para conquistar desde as crianças até os mais velhos e modificar por completo a visão que temos dessa área. Como afirmou César Zucco na abertura do AIQ, "a Ciência Química não é somente descoberta. É também criação e transformação".

Veja o vídeo comemorativo apresentado na abertura do AIQ em Paris: