ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
Por Jéssica do Nascimento, aluna do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp.

''A universidade do meu sonho tem que me dar todas as bases, me ajudar. Tem que ter professores disponíveis a qualquer momento. Eu tenho, por exemplo, uma professora de Química que, quando tenho uma dúvida em casa e mando um email, me responde, mesmo num final de semana.

Um professor tem que ser dedicado, ter amizade com a turma e fazer os alunos ficarem interessados. Várias escolas do ensino médio têm, atualmente, muitos professores que não fazem os alunos se interessarem pelas disciplinas. Na escola em que eu estudei, a Estadual Sebastião Ramos Nogueira, em Campinas, não havia uma estrutura física muito boa. Nós tínhamos uma biblioteca, mas os livros eram poucos. Tinha sala de informática, mas os alunos só podiam usar fora do horário de aula. Não tínhamos aula com os computadores.

Hoje, na Unicamp, temos material para aulas práticas. Na escola, a gente nem fazia aula prática. Espero que em meu curso na universidade eu aprenda tudo o que for necessário para a minha profissão, para que eu possa me virar sozinha e resolva problemas práticos da minha área."