ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

A escolha da profissão é um momento difícil na vida de qualquer jovem, mas no Brasil essa dificuldade é acentuada pela falta de orientação e informação profissional nas escolas. O resultado disso é uma evasão de 40% nas universidades, segundo dados do INEP/MEC de 2005. Por isso, recomenda-se que o jovem se preocupe em fazer exatamente aquilo que gosta.

Apenas 1% dos vestibulandos escolhe carreiras científicas. Como resultado, por exemplo, temos uma falta de 70.000 professores de Física no país, segundo informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2008. Com o crescimento que vem ocorrendo no país, há previsão de uma demanda forte por cientistas, técnicos e engenheiros a que o país no momento não tem como corresponder. Por outro lado, vemos muitos jovens desinformados sobre as carreiras que podem seguir de modo geral. No que diz respeito à área científica, então, a desinformação é maior ainda.

Veja aqui uma apresentação que mostramos em escolas, quando nos convidam para falar sobre o processo de escolha da profissão!

Enquanto a orientação profissional não fizer parte do currículo escola do ensino médio e até do ensino fundamental, os jovens que estão com dúvidas devem procurar ajuda em outros lugares. Algumas universidades, centros de psicologia e outras entidades oferecem serviços de orientação para a escolha e carreira. Veja alguns:

- Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) - tem unidades em diversos estados
- Centro de Psicologia (CEPA) - Rio de Janeiro
- Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (MUDES) - tem unidades no Rio de Janeiro e São Paulo
- Laboratório de Informação e Orientação Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina (LIOP/UFSC) - faz atendimento on line
- Programa de Orientação Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (POP/UFMG)
- Serviço de Orientação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SOP/UFRGS)
- Serviço de Orientação Profissional da Universidade de São Paulo (SOP/USP)

Qual a importância da produção de ciência, tecnologia e inovação para um país?

Vivemos em uma sociedade que nas ultimas décadas evoluiu muito. A expectativa de vida de um homem há vinte anos era de 60 anos e para mulher um pouco mais. Agora estamos com uma expectativa de vida de 78 anos para a mulher e 76 para o homem e, com o envelhecimento, o cidadão precisa de mais cuidados e a sociedade precisa estar preparada. E quem pode fornecer as condições para que todos esses cidadãos estejam vivendo adequadamente? É a ciência.

Hoje existe uma consciência de que os países ricos são ricos porque investiram em ciência e tecnologia, e não o contrário. O Brasil vai indo pelo caminho certo, pois está investindo cada vez mais em ciência, tecnologia e inovação. Parece que agora entendemos que esse é o caminho para o crescimento.

Procura-se cientistas

Mas esse crescimento demanda pesquisa. E pesquisa demanda pesquisadores... Com apenas 1% dos vestibulandos escolhendo carreiras científicas, o Brasil corre o sério risco de não encontrar entre sua gente profissionais preparados para promover e gerenciar esse crescimento. 

São muitos os desafios - com relação às mudanças climáticas, ao conhecimento e uso sustentável da Amazônia e dos outros biomas brasileiros, à educação básica, ao pré-sal, ao desenvolvimento de novos fármacos e de novos métodos terapêuticos com células-tronco, ao aumento da produção agrícola em função das demandas alimentares mundiais, à busca por combustíveis renováveis... Enfim, o país tem muito a fazer e precisa de pessoas qualificadas, de capital humano capacitado.

Como ajudar nisso?

É nesse sentido que lançamos esse site: para mostrar aos jovens brasileiros as possibilidades de carreira existentes nas diversas áreas da Ciência, procurando informar e motivar aqueles que ainda não sabem no que querem trabalhar, aos que já têm alguma ideia mas não conhecem bem as opções, aos que já estão na faculdade mas ainda não conhecem os possíveis percursos profissionais, aos pais e professores interessados em ajudar os jovens que os cercam nos momentos de escolhas significativas.

Façam bom proveito e, se tiverem críticas ou sugestões, nos ajudem, façam contato conosco!