ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Inscrições abertas para evento que acontece entre 07 e 11 de novembro no campus Gávea, que inclui cursos, vivência em laboratórios da PUC-Rio e uma feira com indústrias do setor. Entre os apoiadores estão instituições de peso como CNPq, CAPES e Petrobras.

O Centro Técnico-Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), primeira instituição do país a oferecer um programa de Engenharia em Nanotecnologia, promove entre 07 e 11 de novembro o Fórum BRASONN 2011 (Brazilian School of Nanoscience and Nanotechnology). O evento conta com o apoio de instituições como CNPq, CAPES, Petrobras, além de parceria com o Programa Arcus Brasil - Região Rhône-Alpes 2007 -, e recebe inscrições que podem ser feitas até o primeiro dia do evento. Serão três programas para diferentes públicos:

·A escola BRASONN, durante os cinco dias do fórum, voltada para doutores, pesquisadores e doutorandos, composta por mini-cursos em nanotecnologia avançada, ministrados por profissionais brasileiros e estrangeiros (PUC-Rio, UFRGS, USP, UFMG, Unicamp, UFSCar, Harvard/EUA, INP/Grenoble e UJF/France);

·A BRASONN-JR, entre os dias 08 e 10 de novembro, direcionada a alunos do ensino médio e de Engenharia, que terão a chance de fazer experiências em laboratórios do CTC/PUC-Rio, além de terem noções de introdução à nanotecnologia, sua teoria e aplicações;

 ·A feira NANO-BUSINESS, nos dias 07 e 08, que conta com a participação de indústrias nacionais do setor nos workshops e estandes. Já estão confirmadas as empresas Vita Nova, PANanlytical, Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM), Universidade de Tóquio, Unicamp/Contech e Inventiva. Além de especialistas na área de nanociência, são esperadas também autoridades como o ministro brasileiro Aloísio Mercadante, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Prof. Guilllermo Solorzano, também professor do CTC/PUC-Rio, que assumiu recentemente o mesmo ministério no Equador.

Nos trabalhos práticos e cursos teóricos apresentados no Fórum BRASONN 2011 serão tratadas duas vertentes: uma referente ao desenvolvimento da nanotecnologia quântica e outra à nanociência a partir da interdisciplinaridade com as áreas de Biologia, Química e Física. "Busca-se, dessa forma, reforçar a importância dos cursos de laboratório e a premissa de que, hoje, é preciso unir as diversas áreas de conhecimento em ciência e tecnologia", comenta o professor Marco Aurélio Pacheco, coordenador do curso de Engenharia em Nanotecnologia do CTC/PUC-Rio.

A nanotecnologia é um bom exemplo da revolução tecnológica vivida hoje. Trabalhando com áreas distintas das ciências e tecnologia, entre elas biologia, física, química, computação e engenharias, já é possível ver resultados desse estudo no mercado: podemos destacar pinturas com revestimentos de nano partículas contra arranhões e corrosão; roupas leves e confortáveis, feitas a partir de polímeros nano estruturados, de alta resistência física e que bloqueiam radiações ionizantes; filtros solares com alto poder de absorção de raios UV; vidros autolimpantes, spray de vidro líquido que protege qualquer superfície de danos causados por água, radiação ultravioleta, sujeira, calor e bactérias.

"O impacto das inovações da nanotecnologia é inevitável e vai impulsionar diversos setores econômicos, como eletroeletrônica, energia, construção civil, biomedicina e proteção ambiental. Também devem fazer parte dessas mudanças áreas estratégicas, como segurança nacional, pessoal e patrimonial", reforça Pacheco.

As inscrições podem ser feitas até 07 de novembro por meio do preenchimento de formulário no site www.brasonn.com.br e, após essa data, somente no próprio evento. Estudantes e pós-graduados não pagam taxa de participação.