ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
A partir do dia dois de abril, estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio interessados em participar do "PUC por um dia", que acontece dia 13 de abril, das 8h às 17h, no campus da Gávea. Tradicional evento da PUC-Rio, a décima edição reforça a iniciativa de trazer pais, professores e estudantes para conhecerem de perto todos os departamentos, bibliotecas, laboratórios e demais órgãos acadêmicos da PUC-Rio. A ideia é tornar ainda mais transparentes as atividades realizadas pela universidade para que os estudantes estejam prontos para escolher sua profissão de forma consciente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site individualmente (pelos estudantes interessados) ou em grupo, através da escola que queira participar. A programação completa do evento está disponível no mesmo portal.
 
No "PUC por um Dia", diversos estandes estarão montados com experiências, projetos e protótipos diversos criados por estudantes da PUC que serão apresentados aos alunos, além da opção de participar de workshops e palestras ao longo do dia. Arquitetura e Urbanismo, todas as 12 Engenharias do CTC/PUC-Rio, Comunicação Social, Informática, Artes & Design, Física, Matemática, Química, Educação, Filosofia, Letras, Artes Cênicas, Psicologia, Teologia, Administração, Direito, Economia, Geografia, História, Instituto de Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia e Política são alguns dos cursos presentes no evento.
 
Este ano, pela primeira vez, os visitantes poderão participar do workshop "Percorrendo desde cedo os caminhos da inovação", da Agência de Inovação Tecnológica da PUC-Rio. A atividade trará exemplos e irá abordar conceitos práticos sobre inovação em produtos, serviços, marketing, processos e estrutura organizacional, de modo a despertar o interesse dos alunos para as diferentes oportunidades de inovação dentro de empresas novas e daquelas já atuantes no mercado. Outras novidades são: a palestra "Engenharia em Nanotecnologia: A Tecnologia do Século 21", na qual os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre esta nova e promissora área da Engenharia, e uma visita guiada à sede do Projeto Portinari, na própria PUC, onde os estudantes irão conhecer o acervo do artista plástico. Este ano, também será montado um quiosque de avaliação física para verificar desde a altura até o Índice de Massa Corporal (IMC) dos visitantes. Ao final, os alunos irão receber um resumo da avaliação.
 
Ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo estão presentes no dia a dia da PUC-Rio e o contato direto com pesquisadores de diferentes áreas torna o "PUC por um dia" um evento rico em conteúdo e informação. "O PUC por um dia revela-se uma excelente oportunidade de esclarecimento para alunos que queiram conhecer melhor cada carreira e, assim, decidir o que prestar no Vestibular 2013", declara Carmen Fagundes, Coordenadora Administrativa do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e responsável pelo evento.
 
Cerca de 60 mil alunos e 2 mil professores de escolas públicas e particulares já participaram do "PUC por um dia" desde a sua primeira edição, em 2004. Para este ano, são esperados cerca de 7 mil alunos e 400 professores de escolas diferentes.
 
Serviço
PUC POR UM DIA
Data: 13 de abril
Horário: Das 8h às 17h
Local: PUC-Rio - Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Inscrições e Programação: http://www.puc-rio.br/diapuc