ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), recebe inscrições de trabalhos até o dia 02 de julho de 2012.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas
ganhem visibilidade.

A Olimpíada tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A OBSMA contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio - incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Para participar, os professores devem acessar o site www.olimpiada.fiocruz.br e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática da Olimpíada. Nesta 6ª edição, as inscrições vão até 02 de julho de 2012. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.

Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

A escolha de 2011 como o ano internacional da floresta e do Brasil, para sediar, neste ano, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, trazem alguns motivos a mais para destacar a importância da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente no contexto escolar.

De acordo com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, é possível fazer diferente quando o tema é saúde, meio ambiente e educação. "Iniciativas como esta são fundamentais para que alunos, professores e escolas de todo o país possam compartilhar experiências inovadoras e participar do processo de construção de uma cidadania cada vez mais democrática. Nosso compromisso com a saúde da população brasileira e a educação de qualidade é um desafio constante que nos faz acreditar na possibilidade de êxito deste projeto, que se propõe a valorizar o trabalho do professor em sala de aula e a criatividade dos alunos", afirma Gadelha.

CANAIS DE DIVULGAÇÃO DA OBSMA

Site: http://www.olimpiada.fiocruz.br

Um vídeo de apresentação da 6ª Olimpíada está no canal do YouTube:

http://youtu.be/hMQ7CztdeEU

A Olimpíada nas redes sociais:

http://www.facebook.com/obsma
https://twitter.com/obsma