ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Cinco pesquisadores com ginga, dez minutos e uma viagem à Europa. Essa é a proposta da EURAXESS Science Slam Brazil, evento anual que proporciona a divulgação de ciência de maneira criativa. O objetivo é que cinco pesquisadores selecionados divulguem seus trabalhos científicos em até dez minutos para conquistar a audiência e o júri com uma apresentação inovadora e descontraída. O evento é aberto a mestrandos e doutorandos de todas nacionalidades e disciplinas. O mais votado recebe o título de vencedor do EURAXESS Science Slam Brazil 2014 e ganha uma viagem para a Europa, onde realizará um curso em comunicação científica, além de ter a oportunidade de visitar um instituto de pesquisa de sua escolha.

A final da segunda edição do EURAXESS Science Slam Brazil foi disputada em 10 de outubro, na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro.

A vencedora, Vanessa Cardoso Pires, doutoranda em ciências dos alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) foi eleita tanto pelo júri quanto pelo público. Ela possui bacharel em nutrição pela USP e mestrado em ciências pela mesma instituição. 

Vanessa Pires já havia se destacado antes mesmo de sua apresentação. Ela chegou ao evento vestida com uma túnica preta e com o rosto pintado de branco. Ou seja, Vanessa estava caracterizada de morte. Mas não uma morte comum. Uma morte especializada em câncer de mama. Através dessa representação, Vanessa explicou o tema de sua pesquisa: o uso do extrato de amora para a prevenção e combate ao câncer de mama. 

A doutoranda vencedora é integrante do Grupo GATU, voltado para o aprimoramento de comunicação científica. Ela realizou estágio em pesquisa no Departamento de Terapias Experimentais do Centro de Câncer MD Anderson, no Texas, nos Estados Unidos.   

Além dos representantes nacionais do EURAXESS Links, Charlotte Grawitz e Paulo Lopes, os pesquisadores Douglas Falcão Silva (SECIS/MCTI), Ismar de Souza Carvalho (UFRJ) e Fabiana Munhoz (L'Oréal) foram convidados para compor o júri.

O evento contou com a participação da Embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, e a apresentação do jornalista, comunicador de ciência e produtor audiovisual Sérgio Brandão.

Conheça os finalistas

Além de Vanessa Pires, mais quatro finalistas foram escolhidos após processo de seleção e representam áreas diversas da ciência, como engenharia biomédica, ciências da computação, psicologia e educação científica.

A gaúcha Ailim Schwambach atualmente realiza doutorado no programa de pós- graduação em educação em ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é mestre em educação em ciências pela mesma instituição. É especialista em educação ambiental e também professora do Instituto Superior de Educação Ivoti, atuando em ensino fundamental, médio e em educação de jovem adultos (EJA). No evento, Ailim apresentou sua pesquisa em educação para sustentabilidade vestida com roupa típica da cultura gaúcha.

Geisa Nogueira Salles é graduada em biomedicina e cursa doutorado em engenharia biomédica e direito, ambos pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Foi bolsista pelo programa Ciência sem Fronteiras e realizou o último ano de ciências biomédicas na University of Ulster, Irlanda do Norte. Alzheimer e agentes anti-diabéticos foi o tema da pesquisa que apresentou durante o evento. Nas horas livres, Geisa gosta de dançar, estudar novas línguas e conhecer a cultura de outros países.

Rafael Marcus Chiuzi se apresentou como o "caipira do interior de São Paulo". Psicólogo e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e da Universidade Metodista de São Paulo na graduação e pós graduação, o paulista Rafael apresentou sua pesquisa em relacionamentos e ainda fez piadas.

O único finalista europeu, o alemão Tobias Jordan, é formado pelo Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha) em engenharia econômica. Atualmente é doutorando em ciências da computacão na Heriot-watt University, Edinburgh (Reino Unido) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife. Tobias expôs sua pesquisa sobre comportamento em redes sociais. Ao som de "We Will Rock You", da banda britânica Queen, Tobias embalou o público e demonstrou que sua tese também tem êxito fora do ambiente virtual.

Da esquerda para direita: Fabiana Munhoz, Ismara Carvalho, Sérgio Brandão, Douglas Falcão, Charlotte Grawitz, Vanessa Pires, Tobias Jordan, Geisa Salles, Ailim Schwambach, Rafael Chiuzi e Paulo Lopes. 

O que é o EURAXESS?

O EURAXESS consiste numa iniciativa pan-europeia única que fornece informações e serviços de apoio a pesquisadores profissionais. O EURAXESS é composto de 40 países europeus e "representantes links" em seis regiões ao redor do mundo. Além de manter os membros da comunidade EURAXESS Links atualizados com a informação mais recente sobre eventos de pesquisa, financiamento, oportunidades de emprego e colaboração na Europa e no Brasil, proporcionam eventos e plataformas para diálogo e intercâmbio para fortalecer a colaboração científica entre a Europa e o mundo.

Confira os melhores momentos do EURAXESS Science Slam Brazil 2014 no vídeo abaixo!
 

(Texto de Layssa Soares com informações de EURAXESS Links Brasil / Vídeo: Diogo Cysne)