ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
Como será que os antigos navegadores faziam para se orientar e saber a hora especialmente durante a noite? Eles usavam instrumentos científicos ou apenas observavam o céu a olho nu? No Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), você pode desvendar esse mistério e aprender muito mais sobre astronomia e as grandes navegações! Venha participar da programação deste fim de semana no MAST, dias 15 e 16 de novembro. Todas as atividades são gratuitas! 

Às 16h, no sábado, o ASTROmania apresenta o tema "As estrelas para medir o tempo e o espaço". Na atividade, os visitantes farão um breve passeio pela exposição permanente do MAST, "Olhar o céu, medir a Terra", onde serão apresentados diferentes instrumentos de navegação. Irão também montar um modelo de nocturlábio - aparato utilizado para calcular a hora através das estrelas - e conhecer, assim, um pouco mais sobre o movimento da Terra e seus efeitos no céu. 

No sábado e no domingo, às 15h e 17h, os mediadores do MAST convidam os visitantes, para um passeio pelo Museu, onde irão conhecer o sistema solar em escala, as exposições espalhadas pelo campus e o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Na visita orientada, são apresentados a coleção de instrumentos científicos e os pavilhões com as centenárias lunetas. 

A oficina Brincando de matemático, que acontecerá no domingo às 16h, reúne várias brincadeiras e curiosidades sobre a aritmética elementar que são apresentadas e discutidas de forma divertida. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com quebra-cabeças numéricos, jogos, enigmas e desafios lógicos. A atividade é dirigida ao público de todas as idades. Neste sábado, 15 de novembro, dia da Proclamação da República, o Museu de Astronomia e Ciências Afins estará aberto ao público das 14h às 18h. Portanto, não haverá o Programa de Observação do Céu.

Exposição "Olhar o Céu, Medir a Terra"

A exposição permanente "Olhar o Céu, Medir a Terra" explora a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil a partir de instrumentos científicos de medição do tempo e do espaço do Acervo Museológico do MAST e de documentos históricos.

Inaugurada em 19 de dezembro de 2011, a mostra reúne instrumentos científicos que fazem parte do acervo do MAST, em sua maioria peças originais do século XIX que pertenceram ao Imperial Observatório, hoje Observatório Nacional (ON). Também estão expostas réplicas de instrumentos dos séculos XVI e XVII, além de documentos, mapas, vídeos e fotografias de diferentes períodos da história da ciência no Brasil.


(Ascom MAST)