ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas







Após ser apresentada com sucesso em importantes instituições na França, entre elas a Universidade de Paris, a exposição "Um olhar nos espaços de dimensão 3D" chega ao Brasil com o objetivo de revelar a beleza contida em alguns conceitos revolucionários da matemática, especialmente no campo da geometrização. Para isso, combina arte e interatividade em instalações que proporcionam ao público a sensação de estar realmente imerso em ambientes tridimensionais. As noções são descritas sem formulas e com o mínimo de textos. A entrada é gratuita.
 
A Cerimônia de Abertura acontece na próxima quinta-feira, dia 22 de janeiro, às 16h, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que fica na Rua General Bruce, 586, São Cristovão, RJ. Ainda não há data prevista para o término da mostra.

A realização da exposição é fruto da colaboração de um grupo multidisciplinar, formado por pesquisadores e artistas brasileiros e franceses de importantes instituições, como o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Centre national de la recherche scientifique (França), o MAST e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O projeto está inserido em um trabalho de investigação científica de alto nível em matemática que, através da exposição, busca apresentar ao grande público os resultados do trabalho de Grigori Perelman. Em 2002, o matemático russo resolveu a famosa Conjectura de Poincaré, problema matemático que estava sem solução desde 1904. Perelman provou também o teorema do matemático americano Willian Thurston, sobre a classificação dos espaços 3D. Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de se familiarizar com esses conceitos e entender melhor a natureza dos espaços tridimensionais.


(Ascom MAST)