ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
Está considerando estudar ou pesquisar na Europa? Já ouviu falar no porgrama Erasmus Mundus, da Comissão Europeia? Ele oferece chamadas de bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado e, frequentemente, há oportunidades de mobilidade entre Europa e Brasil. Confira algumas: 

Be Mundus: bolsas sanduíche de doutorado em engenharia e tecnologia. Chamada aberta até 15 de outubro de 2015. 

EBW+: segunda chamada aberta de 15 de agosto até 15 de novembro de 2015. Bolsas de graduação (de cinco e de dez meses); de doutorado sanduíche (seis, 10 e 18 meses); pós-doutorado (seis meses) e para staff docente e administrativo (um mês) em educação, formação de professores (apenas para estudantes de graduação), engenharia, tecnologia e artes criativas (música, design, dança e cinema).

Smart2 - bolsas para estudantes braisleiros, pesquiadores e staff em arquitetura, urbanismo, planejamento regional & engenharia e tecnologia. Chamada aberta até 18 de outubro de 2015. 

Sustain - bolsas para estudantes de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e staff para mobilidade entrw Europa e América Latina, em tecnologias inovativas para o desenvolvimento sustentável. 

Confira outras oportunidades: 








Puedes  


- Brasileiros podem entrar no Erasmus Mundus Joint Programme e seguir um curso de mestrado ou programa de Doutorado integrados em duas ou mais universidades.

- Todos os estudantes do Brasil são elegíveis para se candidatar a bolsas de estudo para 116 Erasmus Mundus Joint Masters Degrees e 29 Erasmus Mundus Joint Doctorates.