ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
No dia 16 de outubro, o Acadêmico e paleontólogo Alexander Kellner lançará o livro "Caçadores de Fósseis", na Livraria da Travessa do Shopping Leblon - Avenida Afrânio de Mello Franco, 290, 2º piso, Leblon, Rio de Janeiro/RJ. 

O lançamento começa às 19h30, mas às 19h acontecerá, no auditório da Livraria da Travessa, uma conversa com o autor. O evento terá, ainda, a participação do paleoartista Maurílio Oliveira. 

Alexander Kellner iniciou atividade científica em 1982, dedicando-se ao estudo de vertebrados fósseis. Ingressou no Museu Nacional/UFRJ em 1997, onde desempenha atividades de pesquisa, ensino e extensão. Foi Chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do museu. Desde 2007, é editor-chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências.

Coordenou a exposição "No Tempo dos Dinossauros", na época a mostra científica temporária mais visitada no Brasil (220.000 visitantes), e organizou a montagem do primeiro dinossauro de grande porte do país (Maxakalisaurus topai), por conta do qual recebeu o Voto de Aplauso do Congresso Nacional (2006). Kellner descreveu 60 espécies novas, tendo estudado material da Mongólia, Irã, Marrocos, Líbano, China, Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Austrália, Antártica, Espanha, entre outros países. 

Também foi admitido na classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008/ outorgado em 2010) e recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences (TWAS) em 2010, na categoria de Ciências da Terra, sendo eleito membro da TWAS em 2013. Kellner também desenvolve importantes ações de divulgação científica. 

O livro é lançado com o apoio do Instituto Ciência Hoje e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).