ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

Entre os dias 19 e 25 de outubro, o Observatório Nacional participará da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS), com o objetivo de aproximar a população de temas científicos, e projetos inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a discussão das implicações sociais da ciência e aprofundem seus conhecimentos sobre o tema.
 
Nos dias 19 e 20, o evento será no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, e, a partir do dia 21, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, sempre das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Atividades Programadas (todas gratuitas) - Observatório Nacional
 

Efeito Fotoelétrico
Será mostrada a dualidade da luz usando um experimento onde a luz interage com elementos fotossensíveis, revelando a sua capacidade de deslocar elétrons dos seus níveis de energia.

 

Dispersão da Luz
O experimento interativo chamado "Dispersão da Luz", mostra a decomposição da luz ao passar por um sistema óptico (rede de difração e prisma óptico). Será utilizado para mostrar como os astrônomos identificam características físico-químicas ao analisar a luz de uma estrela (temperatura, idade, composição química etc.).

 

A Pirâmide
Software que projeta um conjunto de imagens dinâmicas, ligadas as áreas de astronomia e geofísica, sobre quatro faces de uma pirâmide. No centro da pirâmide é mostrada a imagem resultante da projeção. O visitante é mapeado por um detector de imagens que permite a ele interagir com o software, não somente escolhendo as imagens, como também modificando seus movimentos.

 

As estrelas são Plasma
Trata-se de um experimento que é utilizado para explicar os estados da matéria, o plasma, quarto estado que não é comumente estudado nos cursos secundários. A ocorrência de plasma no Universo e na Terra (cotidiano). Plasmas produzidos artificialmente (Lâmpada fluorescente, TV de plasma, Reatores de fusão).

 

Monte o Pão de Açúcar
Na área de Geofísica, o Observatório Nacional oferecerá a atividade interativa "Monte o Pão de Açúcar", onde o público é desafiado a montar um quebra-cabeça constituído de peças de diferentes tamanhos correspondendo às curvas de nível de uma maquete do maciço dos morros do Pão de Açúcar e Urca.

 

Data: 19 e 20/10

Horário: 10h às 17h

Local: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 - Urca

 

Data: 22 a 25/10

Horário: 10h às 17h

Local: Quinta da Boa Vista