ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas


Com o objetivo de popularizar e difundir a busca por centros e museus de ciências do estado do Rio de Janeiro, o mestrando em ensino da ciência, Luiz Felipe Santoro Dantas, desenvolveu o aplicativo Cata Ciência, distribuído gratuitamente para professores, alunos, curiosos e amantes da ciência.

A partir de uma amostragem de 115 professores, Dantas descobriu que 83% dos docentes consideram muito importante o ensino "não-formal", ou seja, aquilo que é ensinado fora da sala de aula, entretanto, apenas 43% da amostragem inicial realizaram alguma atividade desse tipo no último ano, principalmente por falta de dados sobre locais, pouco tempo para atividades extraclasse e dificuldades de planejamento. 

Ainda durante a pesquisa, Dantas constatou que 75% teriam muito interesse em consultar um aplicativo que reunisse todos as informações em um único lugar. Verificando esta demanda, o mestrando criou o aplicativo, reunindo informações como localização, programação, fotos e outros dados sobre centros e museus de ciências do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as novidades do aplicativos estão:

❖ Mapa da Ciência: Para localizar os centros e museus de ciências do estado do Rio de Janeiro a partir do mapa (geolocalização), com as seguintes informações: endereço, contatos, site, horário de funcionamento, preços, fotos e dicas de como chegar traçando suas rotas.

❖ Centros e Museus de Ciências: Listagem em ordem alfabética de todos os centros e museus de ciências, com as seguintes informações: endereço, contatos, sites, páginas do Facebook, preços, descrição das atividades, além de opção de traçar sua rota para chegar ao local.

❖ Programação Especial: agenda especial com as seguintes informações: datas, horários, endereços, como chegar e contatos.

❖ Feed de Notícias: onde se encontram as últimas notícias divulgadas pelo Cata Ciência.

❖ Baixe Grátis: estão disponíveis para download gratuito o "Guia de Centros e Museus de Ciências da América Latina e do Caribe" e os "Centros de Museus de Ciências do Brasil 2015".

Para baixar o aplicativo clique aqui e siga o passo-a-passo.

(Adaptado de Cata Ciência)