ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas
No dia 26 de agosto, o Instituto Vital Brazil, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Colégio Salesiano Santa Rosa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências (Dieci) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizam o II Congresso Científico Tecnológico para o Ensino Médio. O evento, que acontece no Colégio Salesiano Santa Rosa, tem como objetivo promover a divulgação científica para alunos do Ensino Médio e professores das áreas Ciências da Natureza e Matemática. 

O congresso contará com a participação de 30 escolas públicas e particulares do entorno da sede do Vital Brazil, em Niterói. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de agosto por meio do site www.salesianoniteroi.com.br/SR. As vagas são limitadas e os inscritos deverão levar um quilo de alimento não perecível para a entrada no evento. O público-alvo são alunos do Ensino Médio e Professores de Biologia, Física, Matemática e Química.

Desde 2013, o Instituto Vital Brazil desenvolve o Projeto Jovem Cientista com alunos do Ensino Médio. O objetivo é estimular e desenvolver talentos, ainda na educação básica, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os alunos selecionados são inseridos nos laboratórios do Instituto Vital Brazil e da Universidade Federal Fluminense, parceira no Projeto, onde desenvolvem projetos por todo o Ensino Médio. O congresso foi criado a partir de demandas do Projeto Jovem Cientista. A programação do evento inclui mesas redondas, palestras e oficinas voltadas para os alunos e seis voltadas para os professores.

Sobre o Instituto 

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.