ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O que é

As Ciências sociais envolvem a antropologia, a sociologia, a ciência política, a economia, a história e a geografia. Outros campos do saber também podem ser incluídos nesse grupo, mas aqui vamos fazer esse recorte. Essas ciências estudam as semelhanças e diferenças entre os grupos sociais para facilitar a compreensão das estruturas sociais e possibilitar que façamos relações do presente com o passado e com o futuro. Saiba mais

O que fazem

O cientista social estuda as relações entre os indivíduos e os grupos sociais, suas origens, evolução, estrutura e funcionamento, assim como a relação desses grupos entre si e com o meio ambiente. Leia mais...

Áreas de atuação

Para ser um cientista social você pode estudar antropologia, sociologia ou ciência política. Mas a economia, a geografia e a história, por exemplo, também são consideradas dessa área, em algumas classificações. Entenda melhor...

Características necessárias

Nem sempre os talentos se mostram logo na infância. Muita gente cresce jogando bola e ouvindo música e só se interessa por alguma atividade profissional na adolescência, ou mesmo na faculdade e, ainda assim se destaca em sua área de atuação. Saiba mais!

Vídeos

Gilberto Velho, UFRJ

O antropólogo estudou durante anos a sociologia das sociedades complexas.

Bertha Becker, UFRJ

Ela fez o mapeamento geopolítico da Amazônia Legal, mais da metade do nosso território.

O cérebro curioso no museu

Do ponto de vista de uma criança, Uta Frith explora a forma como o cérebro dá sentido à arte e discute a psicologia de como museus apoiam a aprendizagem e estimulam a criatividade.

Saiba mais

A Associação Brasileira de Antropologia é uma das mais antigas associações científicas existentes no país, ocupando hoje um papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas referentes à educação, à ação social e à defesa dos direitos humanos.


A Associação Brasileira de Ciência Política divulga matéria de interesse científico e profissional e estimula a realização de estudos e pesquisas.


A Sociedade Brasileira de Economia Ecológica tem como missão discutir o grave problema das privações geradas pela pobreza e exclusão social e a necessidade da construção de uma sociedade sustentável.


A Sociedade Brasileira de Geografia pretende divulgar o conhecimento científico por meio de intercâmbio de publicações, da participação em congressos e da comunicação com entidades estrangeiras.


A Sociedade Brasileira de Sociologia é uma entidade que busca reunir institucionalmente pesquisadores brasileiros atuantes nas áreas de sociologia e ciências sociais afins.