ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O método científico

Observar um fenômeno, levantar uma pergunta, formular uma hipótese, fazer uma dedução, conduzir uma experiência para testá-la e, finalmente, comprová-la ou rejeitá-la. Este simples esquema é mais útil no seu cotidiano do que você imagina.

História do método científico

De Aristóteles a Auguste Comte, passando por Francis Bacon, Roger Bacon e René Descartes e sofrendo influências de Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, o método científico foi sendo moldado e aperfeiçoado ao longo de sete séculos.

O método científico nas ciências humanas e sociais

A forma de aplicação do método científico nas ciências humanas e sociais sempre foi controversa. Ela está atrelada a um "conhecimento compreensivo", diferentemente das ciências naturais, que se baseiam em um "conhecimento explicativo".

Um exemplo de uso do método científico

O Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa, organizado pela Academia Brasileira de Ciências, estimula crianças de vários lugares do país a aprenderem ciências através do uso do método científico na metodologia de trabalho.

Saiba mais

A Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento congrega pesquisadores, pós-graduandos e estudantes envolvidos com as diferentes facetas do estudo do sistema nervoso.

A Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular busca organizar encontros para que os pesquisadores troquem experiências sobre seus trabalhos.