ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O que é

A agricultura foi a invenção que mudou a vida do homem, fixando-o à terra. Hoje, a sociedade enfrenta a dificuldade de conservar os recursos naturais e atender à demanda crescente de alimento. Aí está o desafio das ciências agrárias! Saiba mais...

O que fazem

Os cientistas agrários selecionam os grãos e animais resistentes às mudanças climáticas, desenvolvem pesticidas biológicos, experimentam novos tipos de grãos, reproduzem culturas in vitro para experimentos... Isso e muito mais!

Áreas de atuação

As áreas de atuação envolvem todos os aspectos da exploração da terra, das culturas vegetais e da criação animal. O trabalho pode se realizar em empresas ou em universidades. Leia mais...

Características necessárias

Algumas das características desejáveis na área são o interesse pelo meio ambiente e pela vida rural, a motivação e a persistência. Conheça outras!

Vídeos

Carlos E. Cerri, USP

Novas soluções para o uso da terra: como produzir muitas plantas rápido e sem dano ao solo?

Saiba mais

O Instituto Agronômico de Campinas foi fundado em 1887 por D. Pedro II e visa garantir a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria.


A missão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura.


A Embrapa Informação Tecnológica desempenha sua missão para ser referência nacional e internacional em gestão e em difusão de informações.


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia se empenha na preservação de espécies vegetais, animais e de microrganismos, visando garantir e aumentar a variabilidade genética e a diversidade de alimentos para as futuras gerações.


Embrapa Agrobiologia tem seus principais focos de pesquisa no processo de fixação biológica de nitrogênio e na agricultura orgânica.


Embrapa Monitoramento por Satélite é um centro temático com foco em pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura.


A Embrapa Solos busca viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação em solos e sua interação com o ambiente, para a sustentabilidade da agricultura tropical.


A missão estabelecida pela Embrapa Agroenergia é a de viabilizar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e equitativo do negócio da agroenergia do Brasil.


A missão da Embrapa Instrumentação é viabilizar soluções sustentáveis de pesquisa, desenvolvimento e inovação em instrumentação para benefício da sociedade brasileira.