ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O que é

O surgimento da vida, a diversidade, classificação e constituição dos seres vivos são alguns dos temas de estudo em biologia. Conheça outros!

O que fazem

A atividade profissional na área biológica se divide basicamente entre pesquisa, ensino e consultoria. Apesar de não se restringir a essas, o aluno de ciências biológicas pode optar por três tipos de formação universitária. Quais?

Áreas de atuação

As Ciências biológicas dividem-se em várias especialidades, mas a multidisciplinaridade é uma característica muito valorizada. Leia por quê!

Características necessárias

Algumas qualidades são necessárias para ser um bom biólogo, mas o estudante não precisa "nascer assim": essas características podem ser desenvolvidas durante sua vida acadêmica e profissional. Saiba mais...

Vídeos

Stevens Rehen, UFRJ

Ele descobriu que o número de cromossomos do cérebro de cada ser humano é diferente, como uma impressão digital.

Fernanda de Felice, UFRJ

Ela pesquisa como a proteína da doença de Alzheimer ataca os neurônios e leva à perda de memória.

Luiz Drude de Lacerda, UFC

Ele estuda o funcionamento dos sistemas naturais, analisando a biogeoquímica nas regiões costeiras.

Adalberto Luis Val, INPA

Ele pesquisa as adaptações dos seres vivos às mudanças climáticas, analisando-os dentro de microcosmos.

Laboratório de Fitossanidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Apresentação das atividades do Laboratório de Fitossanidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Projeto laboratório didático no laboratório de fitossanidade

O Laboratório didático é um projeto do Departamento de Educação Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro onde são explorados temas ambientais com atividades práticas educativas.

Saiba mais

A Federação de Sociedades de Biologia Experimental congrega as Sociedades brasileiras de biofísica, bioquímica, biologia molecular, farmacologia e terapêutica experimental, fisiologia, imunologia, investigação clínica, neurociências e comportamento.


A Fundação Oswaldo Cruz promove a saúde e o desenvolvimento social, além de gerar e difundir o conhecimento científico e tecnológico.


O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo e é responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil.


A Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular integra profissionais que trabalham com fontes abertas de radionuclídeos.