ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O que é

As ciências biomédicas, juntamente com as biológicas e as da saúde, podem ser compreendidas na grande área de saberes conhecidos como ciências da vida. As pesquisas nessas áreas costumam ser multidisciplinares. Descubra por quê!

O que fazem

O foco principal é a pesquisa de doenças para conhecer suas causas e mecanismos, modos de prevenção, diagnóstico e tratamento. Saiba mais...

Áreas de atuação

As áreas de atuação para o profissional que atua em biomedicina são muitas e similares às da área da saúde. Leia mais...

Características necessárias

As características para ser um bom biomédico incluem espírito de colaboração e solidariedade: uma descoberta raramente é resultado de uma única cabeça. Confira!

Vídeos

Débora Foguel, UFRJ

A bioquímica estuda as proteínas causadoras de doenças como Parkinson, Alzheimer e o mal da Vaca louca.

Vivian Rumjanek, UFRJ

A imunologista trabalha atualmente com pesquisas para ajudar pessoas surdas a compreenderem ciência.

Maurício Rocha e Silva, USP

O médico, professor e pesquisador da USP Maurício Rocha e Silva realizou pesquisas sobre regulação de pressão arterial e soluções hipertônicas.

Emiliano Medei, UFRJ

Ele estuda os mecanismos de funcionamento elétrico do coração.

Saiba mais

A Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular busca organizar encontros para que os pesquisadores troquem experiências sobre seus trabalhos.


A Sociedade Brasileira de Genética congrega todas as pessoas interessadas em genética, melhoramento, citologia e evolução.


A Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento congrega pesquisadores, pós-graduandos e estudantes envolvidos com as diferentes facetas do estudo do sistema nervoso.