ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O que é

As ciências da saúde cuidam do indivíduo e das populações, tanto humanas como animais. Envolvem a parte clínica, de atendimento a doentes, assim como a pesquisa básica e aplicada. Alguns profissionais clinicam e também pesquisam. Saiba mais...

O que fazem

Os profissionais da área de saúde podem fazer pesquisas de campo, acompanhando populações e a evolução de doenças, em equipes multidisciplinares. Na área da saúde pública, os pesquisadores trabalham com estatística e a análise numérica da saúde da população. Leia mais!

Áreas de atuação

São inúmeras as áreas de pesquisa em ciências da saúde e novos nichos vão surgindo a cada dia. Veja alguns exemplos que demonstram as múltiplas possibilidades desta área. Confira!

Características necessárias

A interdisciplinaridade é indissociável da área da saúde. O profissional precisa ter um conhecimento amplo, geral e profundo das ciências, desde a Química até a Psicologia, na medida em que as causas das doenças são as mais diversas. Veja mais!

Vídeos

Jerson Lima, UFRJ

O médico estuda a proteína de supressão tumoral, P53, que inibe o desenvolvimento de células cancerígenas.

Fernando Mello, UFRJ

O neuroquímico estuda a aplicação da dopamina no tratamento de doenças como o mal de Parkinson.

Sérgio Danilo Pena, UFMG

Ele estuda os aspectos da genética molecular, conciliando os avanços de sua pesquisa laboratorial com a aplicação médica em consultório.

Saiba mais

A Associação Brasileira de Física Médica é uma sociedade civil de caráter científico e cultural que agrupa os profissionais da Física aplicada a Medicina e ciências correlatas.


A Fundação Oswaldo Cruz promove a saúde e o desenvolvimento social, além de gerar e difundir o conhecimento científico e tecnológico.


O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo e é responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil. 


A Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental tem o objetivo de promover a pesquisa e o ensino dessas áreas no país.


A Sociedade Brasileira de Genética congrega todas as pessoas interessadas em genética, melhoramento, citologia e evolução.