ProfiCiência - informação sobre profissões em ciência Conheça as carreiras científicas

O que é

A física é a ciência que estuda os aspectos gerais da natureza e seus fenômenos, tentando descrevê-los sob a forma de leis matemáticas. Ela estuda a matéria e energia, avaliando e analisando suas propriedades e consequências, o que inclui os fenômenos da luz, do calor e das forças que atuam sobre os corpos. A física procura entender o comportamento da natureza, desde as partículas subatômicas ao Universo como um todo. Saiba mais.

O que fazem

Trabalham desde em centros de pesquisas físicas e de computação, em consultorias e assessorias técnicas, até no mercado financeiro. São bem sucedidos na administração e gestão de políticas públicas, justamente pela atitude e o prazer em resolver problemas. Leia mais

Áreas de atuação

Embora o mercado de trabalho para físicos ainda seja dominado pelo ensino, outras áreas estão se ampliando. Novos nichos surgem a cada dia, geralmente na interseção entre as diversas áreas do conhecimento já existentes. A interdisciplinaridade aumenta cada vez mais. Saiba mais.

Características necessárias

Nada de cientista maluco! Veja aqui qual o real perfil do físico!

Vídeos

Belita Koiller, UFRJ

Ela estuda o comportamento dos elétrons para a miniaturização de aparelhos eletrônicos.

Carlos A. Aragão, UFRJ

Ele pesquisa sistemas com partículas de interações quânticas para saber o que acontece dentro da matéria.

Luiz Davidovich, UFRJ

Ele busca um computador que funcione com a lógica da física quântica.

Marcos Pimenta, UFMG

Ele trabalha com o ramo da física que estuda a nanociência e a nanotecnologia.

Saiba mais

A atuação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas tem sido baseada nos valores éticos que constituem os pilares da atividade científica.


Laboratório Nacional de Astrofísica tem por missão planejar, desenvolver, prover e operar os meios e a infraestrutura para fomentar a astronomia brasileira


A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) tem por finalidade congregar os astrônomos do Brasil e zelar pela liberdade de ensino e pesquisa.


A Sociedade Brasileira de Física tem por missão preservar e estimular a pesquisa e o ensino da física.